quinta-feira, 31 de maio de 2012

"África Colonizada" IMPÉRIO FRANCÊS



                 Império colonial francês

                          África ocidental

Em África, foi no Senegal que os franceses primeiro estabeleceram entrepostos em 1624, mas não formaram verdadeiras colónias até ao século XIX, limitando-se a traficar escravos para as suas colónias nas Caraíbas. No Oceano Índico, os franceses colonizaram a Île Bourbon (actual Reunião), em 1664, Île de France (actualmente Maurícia), em 1718 e as Seychelles, em 1756. Durante o reinado de Napoleão, o Egipto foi também conquistado por um breve período, mas adominação francesa nunca se estendeu para além da área  imediatamente à volta do Nilo.
 O verdadeiro interesse da França por África manifestou-se em 1830 com a invasão da Argélia e o estabelecimento de um protectorado na Tunísia, em 1881. Entretanto, expandiram-se para o interior e para sul, formando, em 1880, a colónia do Sudão francês (actual Mali e, nos anos que se seguiram ocupando a grande parte do Norte de África e da África ocidental e central. Em 1912, os franceses obrigaram o sultão de Marrocos a assinar o Tratado de Fez, tornando-se outro protectorado.
Fragmento de Cartão Postal da época da AEF.Foram os seguintes os actuais países africanos que se tornaram independentes de França no século XX (data da independência):
Entretanto, vários territórios africanos continuam sob administração francesa, depois de vários referendos:

                                                                     Por: Antonio Carlos dos Santos

sites consultado:
https://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4ADRA_pt-BRBR414BR415&q=africa+francesa+

pt.wikipedia.org/wiki/História_da_colonização_de_África

www.missaosaleluz.org.br/africa/africa-oc-francesa.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário