O Império do Mali : o "lugar onde o senhor reside"
Originou-se na mesma região em que se desenvolveu o Reino de Gana, conheceu seu desenvolvimento entre os séculos XIII e XVI, mais rico e poderoso: os malinguês o grupo principal, de orientação cultural e religiosa islâmica.
Mapa extensão império do Mali
O Mali era um império poderoso, pois controlava o comércio transsaariano e as rotas das caravanas que se dirigiam para as principais cidades do reino, localizadas nas extensão do rio Níger.
O comércio e as taxas sobre o tráfico de ouro, sal, escravos, marfim, noz -de- cola eram fundamentais para a manutenção do Estadoda corte e do mansa - titulo dos governantes- com a arrecadação dessas taxas , o mansa promovia a manutenção do exército, comprava tecidos de luxo como forma de mostrar seu poder.
Estatua feita de terra cota
A população, em geral, não era favorecida pela riqueza do comércio transsaariano, exeto pelo sal, indidpensável na sua alimentação. Os súditos viviam em vilarejos , em casebres feito de barro. Praticavam a agricultura, criavam animais, pescavam, teciam e pruduziam objetos artesanais, como cestas e potes. O Mali foi dizimado em meados do século XVI por exércitos marroquinos.
Por: Profº Antônio Carlos dos Santos
Fonte:
Projeto Araribá - HISTÓRIA. Varios autores
Nenhum comentário:
Postar um comentário