sexta-feira, 1 de junho de 2012

"África colonizada" Império Belga

                                               " África Colonizada"  Dominio colonial belga 
Rei Leopoldo II da Bélgica encontrou o meio para estabelecer o que era efetivamente uma colônia privada. O explorador Henry Morton Stanley tinha ido para explorar a bacia do rio Congo , e tentou interesse Britânica para colonizar a região, mas tinha um ambiente hostil que tornou difícil para os europeus para conquistar. Leopold II enviou Stanley para continuar explorar o Congo e para obter tratados com chefes locais. Armado com estes e uma fachada de organizações humanitárias que prometiam acabar com o tráfico de escravos, ele convenceu a Conferência de Berlim de 1884-85 para entregar o Congo, a entidade independente que ele criou, o Estado Livre do Congo , e desde então emergiu como seu único accionista.
Leopoldo II começaram a explorar a região do Congo para a borracha que se tornou um de seus ativos valiosos. Seu regime operado no Congo como uma colônia de trabalhos forçados, com o assassinato e mutilação como punição para os moradores que se reuniram e desde que a quota de borracha que foram dadas. Estima-se que um milhão de congoleses morreram durante este tempo.
Embora o Estado Livre do Congo não era oficialmente uma colônia belga, a Bélgica foi o principal beneficiário em termos de comércio, o emprego dos seus cidadãos, e da riqueza que Leopold extraído e foi utilizado para a construção de edifícios públicos numerosos bem em Bruxelas , Oostende e Antuérpia . Isso o levou a ser lembrado na Bélgica e os Construtores King. Real Confiança Para ele deixou a maior parte de sua propriedade para a nação.

  O Congo Belga

Em 1908 , numa tentativa de acalmar um protesto internacional contra a brutalidade do Estado Livre do Congo , o governo belga decidiu anexar como uma colônia , à qual foi chamado o Congo Belga.


Além disso, juntam Katanga , um território sob a bandeira do Estado Livre do Congo Leopold II já havia vencido em 1891 , quando ele comandou uma expedição que matou seu rei, Msiri, cortar a cabeça e levantou-o em um poste. Leopold havia administrado Katanga separadamente, mas em 1910 ele se juntou ao governo belga com o Congo Belga.
O Congo Belga tornou-se independente em 30 de junho de 1960 .

 

   Ruanda-Urundi

Arquivo: Rw-map.pngDurante a campanha do Leste Africano em Primeira Guerra Mundial , a parte nordeste da África Oriental Alemã , Ruanda-Urundi, foi invadida por tropas belgas e congoleses em 1916 e ainda estava ocupada por eles no final da guerra em 1918.
Sem resolução maior disponível
Quando parte do Tratado de Versalhes (1919) a maior parte da África Oriental Alemã foi dada ao controle, mas Ruanda-Urundi, foi o dobro do tamanho da Bélgica, mas apenas cerca de 2% do tamanho do Congo, foi confirmado como uma colônia belga pelo Mandato da Liga das Nações em 1924, então foi renomeado Fiduciário das Nações Unidas . O território foi concedida a independência em 1962, como os países separados de Ruanda e Burundi , em 1962, elevando o império colonial belga ao fim.                                                               
                                                                                                                              mapa: Burundi
Após a independência de ambas as colônias, Bélgica manteve fortes relações que estão cheios de eventos, políticos e econômicos, depois de vencer três repúblicas africanas que ainda se referem à "relação especial" que sempre parece concordar: Zaire (agora República Democrática do Congo ), Ruanda e Burundi. 





                                                                          Por: Antonio Carlos dos Santos


site visitado:
http://es.wikipedia.org/wiki/Imperio_colonial_belga

Nenhum comentário:

Postar um comentário